- MyNewsletter
- Posts
- Oi, aqui é o Fernando
Oi, aqui é o Fernando
a newsletter de quem faz newsletters
FIRST THINGS FIRST
Tudo começa com o primeiro passo 👟
Prazer, sou o Fernando. Entrei no mercado de newsletters no começo de 2021 e, desde então, nunca mais parei.
Já foram +350 edições, lidas por mais de 20 milhões de pessoas, em nichos como negócios, tecnologia, notícias, recrutamento e seleção, finanças e por aí vai…
O destaque — que talvez você conheça — é o 🦄 the bizness, newsletter de negócios do grupo 🧇 waffle, holding por trás do ☕️ the news. Essa foi minha principal escola.
Diariamente, leio dezenas de newsletters para ver o que está sendo feito de melhor, no Brasil e no mundo.
Várias delas são MUITO boas… outras, nem tanto 😅. Por isso, senti que faltava alguém aqui no Brasil para ajudar esse mercado a se desenvolver por aqui.
Para ajudar os iniciantes a evitarem erros bobos e aprimorar ainda mais os resultados para quem já tem experiência.
A MyNewsletter surgiu para ser a newsletter de quem faz newsletters. Por aqui, irei compartilhar o que eu aprendi — e sigo aprendendo — sobre esse mercado que só cresce.
Após essa breve introdução, vamos ao que interessa. Para começarmos com o pé direito, preciso te falar do que eu chamo de os 3C's das Newsletters…
BIG STORY
Nunca vi ninguém falando disso em lugar nenhum, mas são esses três pontos que qualquer um que quer ter uma newsletter de sucesso deve se atentar.
Sem mais delongas, vamos a cada um deles:
#1 Conteúdo 📝
É aqui que uma newsletter começa. Antes de qualquer outra coisa, é essencial ter um bom conteúdo. Esse é o produto que você está entregando.
Se você comprar uma camiseta e ela desbotar na primeira lavagem, concorda que as suas chances de comprar novamente daquela marca vão diminuir?
Da mesma forma, se o seu leitor sentir que seu conteúdo não tem valor, ele vai parar de ler.
Seus esforços e investimentos para trazer mais leitores à sua newsletter não servirão de nada se o conteúdo não for bom.
As pessoas vão abrir duas ou três edições e… só. Vão esquecer de você.
Pense que seus concorrentes, talvez até mais que outras newsletters, são o Instagram, TikTok, Netflix ou qualquer outra empresa que brigue pela atenção das pessoas.
Só um conteúdo relevante será capaz de prender a atenção das pessoas e fazer com que elas continuem lendo as próximas edições da sua newsletter.
✉️ What to expect here: Na MyNewsletter, vou te ajudar do primeiro parágrafo até o último ponto final. Desde a curadoria, para você saber sobre o que escrever, até a revisão final, para garantir que seu texto realmente esteja bom.
#2 Crescimento (Growth) 🚀
Não adianta nada ter a melhor newsletter do mundo se ela não tiver leitores.
Além de produzir um bom conteúdo, você precisa garantir que as pessoas o leiam. O papel do growth, de forma bem resumida, é justamente esse: crescer seu número de inscritos.
É isso que vai te permitir ser relevante e cumprir o objetivo da sua newsletter — seja vender anúncios, promover seus próprios produtos ou serviços, criar branding ou qualquer outro.
O lado ruim, quando falamos de newsletters, é que isso pode demorar. Caso você não tenha uma base de e-mails para começar, trazer seus primeiros assinantes pode ser desafiador.
🥃 Olhando para o copo meio cheio… Se é difícil para você, é difícil para todo mundo. Meu objetivo aqui é te ajudar para que isso seja mais fácil.
Mas, sem growth, uma newsletter não prospera. Eu aprendi isso na prática, na primeira newsletter que eu tive, que acabei deixando de lado pois não consegui fazê-la crescer.
✉️ What to expect here: Vou te falar sobre os principais canais de growh que você pode usar para crescer sua newsletter, como avaliar eficiência de cada um deles e, tão importante quanto isso, a qualidade dos leitores que vem desses canais.
#3 Conversão 💸
Eu poderia ter chamado esse pilar de “monetização”. Mas não fiz isso por dois motivos…
Nem sempre o objetivo de uma newsletter é fazer dinheiro diretamente;
Como “monetização” começa com “M”, eu não poderia chamar de “3C's das Newsletters”. 😅
Sobre o primeiro ponto: Pense que a palavra “conversão” traz uma ideia mais ampla. O objetivo da sua newsletter pode ser converter os leitores de diversas formas.
Para dar alguns exemplos:
Uma agência de marketing pode criar uma newsletter que busca converter os leitores em clientes do serviço que ela presta;
Uma marca de suplementos pode fazer uma newsletter sobre musculação para promover seus produtos;
Um grupo de mídia pode ter uma newsletter gratuita e vender anúncios, enquanto outro grupo pode oferecer uma versão paga e mais profunda da newsletter;
Há ainda empresas que não querem vender nada de forma direta, apenas fortalecer seu posicionamento — e, quem sabe, converter leitores em fãs.
Esses foram só alguns exemplos para te mostrar que a conversão nem sempre é tão óbvia.
Sua newsletter pode ser um negócio por si só ou atuar como um canal de divulgação, venda ou marketing da sua empresa.
✉️ What to expect here: Quais são as diferentes formas que você pode monetizar uma newsletter, vender seus próprios produtos/serviços ou transformar leitores em fãs do seu negócio.
🔑 Pra fechar…
Esses são os três pontos que quem quer ter uma newsletter de sucesso deve se atentar. Perceba como cada um deles está fortemente ligado (e depende) um do outro.
Por isso, é com base neles que farei a MyNewsletter — para que você também crie a sua, ou melhore os resultados dos e-mails que já envia.
Todos os sábados, às 8h e pouco da manhã, vou te trazer alguns aprendizados sobre esse mercado que só cresce no Brasil, além de dicas, recomendações e mais algumas ideias malucas que estou pensando por aqui.
Muito obrigado por ter lido a primeira edição.
Te vejo no próximo sábado, na MyNewsletter — a newsletter de quem faz newsletters.
Se tiver qualquer dica, sugestão ou comentário, é só responder este e-mail. Vou ler tudo. Caso queira falar comigo diretamente, é só me chamar no LinkedIn.